Translation

sábado, 22 de novembro de 2014

O lado positivo da 8º geração de consolas


Ultimamente muito se tem debatido o mau arranque da 8º geração de consolas/jogos e como esta está a levar os jogadores a ficarem descrentes com tanta aberração que chega às lojas.
São ports de jogos com dois anos ou menos anos até títulos incompletos, muitas são as razões de queixa mas parece-me ser a altura ideal para vermos o que nos trouxe de bom.
A WiiU teve um arranque terrível, quer por problemas de marketing relativos ao nome semelhante à consola passada, quer pela menor capacidade gráfica em relação às principais rivais (pelo olho das empresas).
Ao longo do tempo tem vindo a perder o apoio das "third parties"*, claro que a Nintendo já se veio habituando, tal como os seus consumidores. Para compensar, a consola tem recebido títulos como Mario Kart, The Wonderful 101, Donkey Kong TF, Bayonetta 1&2, Super Mario 3D World, Hyrule Warriors e mais está para vir.
A Xbox One teve um arranque também problemático mas rapidamente lançou Forza 5 (castigado pelos fãs por não ter tantos veículos e pistas como os anteriores), Forza Horizon 2, Titanfall (ainda que seja comum ao PC), Dead Rising 3 e mais recentemente, Sunset Overdrive.
As vendas têm aumentado mas ainda estão à quem do que a Microsoft esperava, só o futuro dirá como lhes vão correr as coisas.
PS4 é neste momento a mais vendida das três, no entanto é a que tem tido mais problemas com o serviço online e jogos não tão bem acabados como deviam de estar, exemplos, DriveClub ou o desapontante Little Big Planet 3.
Não estou a favorecer as outras mas, para mim, o melhor jogo da PS4 neste momento é um port da PS3 para HD, o que nos diz bastante sobre a qualidade do que a Sony tem lançado. Podemos ainda falar de Infamous, Knack ou Killzone mas nenhum destes passa de bom ou como no caso do segundo, aceitável.
Resumindo, existiram e ainda vão existindo muitos problemas na geração actual, o mais importante é olharmos para um todo e conseguirmos extrair o que de melhor nos deu até agora e acreditar que melhores tempos virão.

* -> Empresas que produzem títulos para varias plataformas, digamos assim.

Pesquisar neste blogue